Pular para o conteúdo principal

UMA ALMA ANGUSTIADA.

Alice in Chains. Jar of flies. Columbia, 1994.


No começo de 1994, a banda Alice in Chains, oriunda de Seattle, berço do grunge, lançava Jar of flies, um EP acústico, com cordas e gaitas, repleto de letras tristes e mórbidas. Isso logo após o grande sucesso de seu disco anterior, Dirt.

Segundo o vocalista, o performático Layne Staley, “[...] lançamos um disco que vendeu muito bem, fizemos boas turnês e agora estamos no meio de uma calmaria”[1]. De fato, a banda passava por um período de aparente tranquilidade, com seu vocalista livre do uso de drogas, tentando exorcisar seus demônios através de letras recheadas de angústia, solidão e desencanto. Em Nutshell, a faixa de maior execução do disco, pode ser ouvido que “Se não posso ser eu mesmo, eu me sentiria melhor se estivesse morto”, ou ainda “Ninguém com quem chorar, nenhum lugar para chamar de lar”. Em Don’t follow, a amargura levada à enésima potência: “Esqueci minha mulher, perdi meus amigos, as coisas que fiz e onde estive”, para depois confessar “Vejo minha face envelhecendo, morrendo de medo sem razão”.

Quando do lançamento de Jar of flies, a crítica foi amistosa. “Após dois discos de trilha sonora para autodestrutivos [...] o grupo está lançando [...] um trabalho que [...] incorpora levezas acústicas”[2], mesmo chamando o disco de “clima de angústia cocainômana”, em referência às preferências de Layne Staley.

A capa do disco remete a um experimento científico que o guitarrista Jerry Cantrell realizou na terceira série: "Eles o deram dois jarros cheios de moscas. Um dos jarros eles superalimentaram, e o outro jarro eles subalimentaram. Aquele que eles superalimentaram floresceu por um tempo, então todas as moscas morreram pela superpopulação. Aquele que eles subalimentaram teve a maior parte de suas moscas sobrevivendo o ano todo”[3].
Em Jar of flies está registrada a performance mais dramática de Laney Staley, além de exibir a versatilidade dos músicos da banda, mostrando o quanto o Alice in Chains ia além do rótulo grunge.

Por mostrar a poesia contida em sua angústia, bem como o talento de seus músicos, Jar of flies é um disco que você tem que ouvir antes de morrer.

Ouça o disco completo em https://youtu.be/6zurnifn-Y0   




[1] RONDEAU, José Emílio. Calmaria em meio à tempestade. Bizz, n. 103, fev. 1994, p. 30.
[2] DIAS, Gabriela. Jar of flies. Bizz, n. 102, jan. 1994, p. 57.
[3] PIMENTEL, Thiago. Alice in Chains: após o lançamento do aclamado "Dirt". Whiplash.Net. 13 set. 2010. Disponível em https://whiplash.net/materias/cds/114953-aliceinchains.html  Acesso em 01 set. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSÓLITA ARIDEZ U2. The unforgettable fire . Island, 1984. Em 1984, o mundo vivia sob a ameaça da destruição nuclear, sustentada pela disputa entre EUA e URSS. Vivíamos a Era Reagan. Nenhuma banda de rock soube traduzir, em suas músicas, esse tênue limite entre cena política e social como U2. The unforgettable fire , o quarto disco da banda irlandesa, tinha seu título surrupiado de uma exposição de pinturas dos sobreviventes de Hiroshima. Era o fogo inesquecível da bomba atômica queimando corpos e sonhos, em fins da Segunda Guerra Mundial. Mas o disco não se limitava a isso. A temática central de suas canções era o fato de que, por mais esperança que tenhamos, somos áridos e sem vida, e vivemos, de uma forma ou outra esperando pela morte. Assim é a vida. Não há o que fazer, apenas sonhar. Segundo as palavras de Bono, “o mundo se move pelos escombros de um sonho de paisagem”, e segue em sua retórica explicitando que “os muros da cidade foram todos colocados abaixo [..
O LADO ESCURO DA LUA PINK FLOYD. Dark side of the moon. 1973. Duas características que prevaleceram na maioria das bandas rock dos anos 1970: os discos conceituais e o virtuosismo. Pink Floyd detinha as duas. Com Dark side of the moon , a banda inaugurava o que se convencionou chamar de disco conceitual, onde “as faixas eram concebidas como filmes sonoros” [1] . Ou seja, o disco era uma obra completa, com começo, meio e fim, onde as faixas se encaixavam e se sucediam como frames de um filme, criando, dessa forma, uma narrativa e um ambiente próprios. Gravado no Abbey Road , estúdio mítico onde os Beatles gravaram Sgt. Peppers... ; Dark side... foi o oitavo disco do Pink Floyd, já com David Gilmour substituindo Syd Barret, o “diamante louco”. Suas músicas refletem as pressões do mundo moderno e as doenças da alma decorrentes (ambição, avareza, paranóia). Em suas letras: “Carro novo, caviar, [...] Acho que vou comprar um time de futebol” ( Money ); “Você tranca a porta
SANTUÁRIO DO ROCK THE CULT. Love. Beggars, 1985. Em 1985, a banda inglesa The Cult, lançou seu segundo álbum. Recheado de referências e influências do Led Zeppelin, Love veio ao mundo, ressuscitando a psicodelia de Hendrix e as guitarras de Page, acompanhadas pelo vocal a la Plant do jovem vocalista Ian Astbury. Na época, a banda foi saudada como a “mais vital das ilhas britânicas” (ESCOBAR, 1987, p. 34) e o álbum Love foi chamado de “uma aventura surpreendente” (BORBA JUNIOR, 1986, p. 18). O fato é que em suas dez faixas, a banda trata de assuntos ligados à natureza (influência da atração de Astibury pela cultura ameríndia) como em Brother Wolf sister moon , drogas em Nirvana e espiritualidade em Hollow man . O ponto alto, sem dúvida, é a faixa She sells sanctuary (vale a pena ver o clip oficial do single, presente na nossa playlist), onde o vocal de Astibury duela com os riffs da guitarra de Billy Duff, resultando em uma música de vibe avassaladora. Puro